Pages

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia 27 - Favorite love story.

Este livro rendeu um filme lindíssimo e um prato de dia dos namorados fantástico. Na época em que o livro foi lançado, muitos restaurantes ofereceram codornitas em pétalas de rosas no jantar de dia dos namorados....



Como água para chocolate – Laura Esquivel


É a história de amor de Tita e Pedro, que se passa numa cidade do México que faz fronteira com os Estados Unidos, na época da revolução zapatista. Tita não pode se casar porque uma tradição familiar determina que a filha mais nova não se case, para cuidar da mãe. Pedro, desolado, resolve se casar com Rosaura, irmã de Tita, para poder ao penos ficar perto dela.
Tita, que sempre foi desprezada pela mãe, vive na cozinha, onde foi acolhida desde bebê por Nacha, a cozinheira do rancho. Lá ela foi criada entre os odores das ervas e molhos, junto ao calor do fogão e dos aromas dos tamales,dos chiles e dos chorizos. Quando Nacha morre, ela assume o comando da cozinha. Pedro traz então para ela um grande ramalhete de rosas vermelhas e causa uma crise familiar. Mamãe Elena ordena que Tita se livre das rosas, mas como?
Ela, então se lembra de uma velha receita pré-hispânica de codornitas com pétalas de rosas. Ela se machuca com os espinhos, e seu sangue, misturado com a emoção que ela sentiu ao ganhar flores pela primeira vez, causou uma alquimia tal na comida que todos que o provaram foram acometidos de uma intensa nostalgia pelo primeiro amor, ou de uma intensa paixão.
E assim segue a história. Tita e Pedro se amam, mas não podem expressar seu amor. O caminho encontrado é a comida, onde Tita pode extravasar sua paixão. Especialmente linda a cena em que Tita, é tomada de tal ternura pelo filho de Pedro que, mesmo sem nunca ter tido filhos, produz leite e o amamenta em segredo.
E cada capítulo abre com uma receita. Pena que sejam receitas antigas, de rancho, do tipo que descreve como vc deve matar a galinha para a receita ficar perfeita. Ou seja, impossivel de seguir....

Nenhum comentário: