Pages

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dia 10 - Favorite Classic

A trágica história de amor de Heathcliff e Cathy. Que virou música na voz de Kate Bush (Wuthering Heights). Já tinha escrito sobre o livro antes.

O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë.




O pai the Catherine e Hindley Earnshaw vai viajar e, na volta, traz consigo Heathcliff, um órfão. Enciumado com o afeto que seu pai dedica a Heathcliff, Hindley vai acumulando ressentimentos. Enquanto isso, Catherine e Heathciff se apaixonam. Quando o pai morre, Hindley herda tudo e passa a perseguir e humilhar Heathcliff, e a pressionar Catherine para que se case com Edgar Linton, seu vizinho rico e bem educado.

Heathcliff vai embora, enriquece e volta, com um terrível plano de vingança. Ele quer se vingar de todos: de Hindley, de Catherine e de Linton e para isso, usa seus filhos, inclusive seu próprio filho.

É uma história pesada, doída. Li em algum lugar que este livro mostrava o amor como uma força destrutiva. Discordo. Não foi o amor que causou todo o mal. Foi o ódio e o desejo de vingança. Não foi o pai de Cathy que causou todos os problemas quando abrigou Heathcliff, e sim Hindley com seus ciúmes e depois, Heathcliff com seus planos de vingança.

Amo.

Nenhum comentário: