Pages

sábado, 17 de setembro de 2011

Dia 24 - Favorite book series

Essa é fácil!

A Trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pulman: A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e a Luneta Âmbar

Esta série é sensacional. Já escrevi sobre ela antes (ver aqui).

Em A Bússola de Ouro, a história começa em um universo paralelo ao nosso. Ele se parece com o nosso, mas tem um toque vintage e é governado pela religião. Além do mais, as almas das pessoas são visíveis e ficam sempre por perto de seus "donos" na forma de animais, são os dímons. Os dímons das crianças não têm forma fixa e podem se transformar a vontade. Quando chega a maturidade, a forma do dímon se fixa. Uma pessoa nunca pode se afastar de seu dímon por muito tempo, ou por uma distância muito grande, pois isso causa um intenso sofrimento em ambos.
Lyra e seu dímon, Pantalaimon, moram em Oxford, com seu tio, lorde Asriel que é um professor e pesquisador. Um dia ele desaparece e o reitor da universidade entrega a Lyra um estranho objeto dourado: o aletiômetro, uma bússola que mostra a verdade. Lyra parte em direção ao norte, em busca de seu tio e de seu melhor amigo, raptado pelos Gobblers.

Em A Faca Sutil, a história começa num outro universo, estranho, duro e sem magia que é, surpresa: o nosso. Neste universo, Will, pouco mais de um menino, comete um crime para salvar sua mãe. Ele parte levando consigo uma estranha faca dada por seu pai, um explorador desaparecido e dado como morto. Em sua fuga, Will descobre que esta faca é capaz de abrir fendas na realidade, passagens para outros universos, porém, ela se quebra quando se pensa em algo que ela não pode cortar, como o amor. Will vai parar em outro universo, numa cidade Cittágaze, assombrada por terríveis espectros. Nessa cidade, Will conhece Lyra e junta-se a ela em sua jornada.

Em a Luneta Âmbar, vemos a guerra que se forma, com Lorde Asriel desafiando a Autoridade, e o real papel revolucionário de Lyra na história. Enquanto isso, a pesquisdora Mary Malone, descobre que deverá ser a serpente que tenta Eva e que deve ajudar Will. Em um outro universo paralelo, com criaturas amigáveis chamados mulefas, ela cria uma luneta com resina, que permite que ela veja o Pó, a partícula formadora do universo. A guerra termina de forma surpreendente e Lyra e Will precisam tomar uma difícil decisão.

Ufa, escrevi um monte e não disse nada. Esta história é complexa, rica, envolvente e merece ser lida com atenção. Entretenimento de primeira!

Nenhum comentário: