Pages

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dia 14 - A book that reminds you of someone.

Este livro me faz lembrar meus filhos, porque me ajudou nos momentos punk de ensiná-los a dormir direito, passados os primeiros 3 meses e o período complicado das cólicas.



Nana nenê – Eduard Estivill


Tem quem ame este livro. Tem quem o odeie. Quem ama, reconhece que ele funciona e faz com que as crianças durmam a noite toda e tranquilamente. Quem odeia acha que é uma crueldade deixar o bebê chorar e que mãe que é mãe (e pai que é pai) não dorme mesmo e pronto.

*

Eu não tomo partido nesta briga. Acho que cada um sabe o que é melhor para seu filho e para si e ninguém está absolutamente certo. O que posso dizer é que pra mim e para os meus bebês funcionou muito bem.
O método é simples, porém aplicá-lo não é fácil. Basicamente, vc precisa deixar o bebê chorando por um minuto, e daí voltar para que ele veja que vc não o abandonou. Daí, vc conversa com ele calmamente, sai e volta depois de 2 minutos, e assim sucessivamente até que ele consiga se acalmar por conta própria e dormir. Tem toda uma técnica para voltar ao quarto e conversar com o bebê, e colocá-lo no berço e tal. Além da recomendação número um: antes de mais nada, verificar que está tudo bem com o bebê, que não está com a fralda suja, nem fome, nem desconforto.

*

Como vc pode imaginar, é difícil. Porque seu filho chora e a vontade que dá é de mudar uma montanha de lugar para ele parar. Mas, saber que ele está bem, só não sabe dormir sozinho ainda, e que os hormônios do crescimento funcionam melhor durante o sono NOTURNO e que, portanto, é importante que o sono seja o melhor possível a noite, me motivou a prosseguir. Depois de 30 minutos de choro, de voltar ao quarto e reassegurar várias vezes que eu estava lá, pertinho deles e tal, eu os via dormir um sono gostoso, tranquilo e profundo a noite toda. De manhã, ao vê-los acordar muito bem humorados e dispostos, veio a segurança de ter feito o melhor.

*
Hoje, os dois dormem muito bem, a noite inteira, cada um em seu quarto e com as luzes apagadas. Durante o dia, são tranquilos e alegres e muito ativos. Pra mim, valeu a pena.

Nenhum comentário: