Pages

segunda-feira, 20 de abril de 2009

O dragão sutil

Preciso falar do dragão. Quando comecei meus 30 dias perfeitos, há menos de uma semana, descobri o monstro dentro de mim, que não quer que eu siga dietas. No começo, ele me atacou com dores de cabeça. mau humor e desânimo. Eu me sentia cansada, fraca e muito irritada.
Agora passou, felizmente. Fisicamente me sinto muito bem. Muito mais disposta e relaxada do que o normal. Acredito que me sinto mais disposta por não estar mais tão empanturrada de comida e mais relaxada por conta das endorfinas liberadas pela atividade física. Só posso dizer que a sensação é deliciosa.
Mas, não caio na tentação de pensar que o dragão desistiu. Olhando para trás, vejo que ele sempre esteva ali, me sabotando. Não só em dietas, mas em qualquer situação em que eu esteja ganhando mais controle, ou abrindo mão de controle. O bicho é esperto. Ele começa usando a artilharia pesada: dor de cabeça, mal-estar, desconforto. Quando não dá certo, ele parte para sutilezas: pequenas tentações, o pensamento de que um pequeno deslize não significa nada, de que a vida é curta. É mais difícil resistir a sutilezas. É mais doloroso também. Mas estou só começando e, se é pra cair em tentação, que seja amanhã.
É estranho e perturbador pensar que este dragão é uma parte de mim. De que maneira ele nasceu? Como eu o criei? Por que? Pra que? Não sei. Só sei que preciso pensar nesta dieta como um dia após o outro. Não pensar, só seguir o plano.

Nenhum comentário: