Pages

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Coisas que li - parte 1

Terminei 2007 lendo dois bons livros. Tristes, tristes.... mas bons. E trata-se de uma tristeza construtiva, digamos. Explico: você vai lendo o livro, vai lendo, e o seu coração vai se encolhendo, o dia nublado vai parecendo mais escuro e frio, e você vai se intoxicando de uma dó terrível pelos personagens. Daí, próximo do final, você vai vendo que todo aquele sofrimento teve uma função, trouxe redenção e, apesar de não ter fim, transformou-se. Vou parar de explicar porque não estou fazendo jus à qualidade dos livros. Foram "O Caçador de Pipas" e "A Cidade do Sol" do Khaled Hosseini. Ambos falam sobre amizade, preconceitos, sobre a vida no Afeganistão sob o domínio talibã, perdas, amor. E de uma forma extremamente realista e dura. As estórias estão expostas sob o sol do deserto, a aridez do enredo arde nos olhos e a secura daquelas vidas sem perspectivas dói na garganta. E no fim... esperança. Muito bom.
Mas agora chega. Vou dar um tempo na temática árabe/talibã e vou ler outras coisas. Estão na minha lista:
- O Vermelho e o Negro (Stendhal) - ando enrolando pra ler há um tempão. Deste ano não passa.
- A Menina que roubava livros (Markus Zusak)
- Los Angeles (Marian Keyes)
- Quando Nietzsche chorou (Irving D. Yalom)
- A princesa leal (Philippa Gregory) - é, andei assistindo "The Tudors"...
- E mais. Não me lembro de mais nenhum por enquanto. Mas aceito sugestões!

3 comentários:

Unknown disse...

ai o caçador de pipas ...
Estou enrolando para ler ... pq saí de um livro de ação e ele é bem sentimental ... então estou estranhando mas depois dos seus comentários aqui vou correr para ler.

Shirlei disse...

meu ritmo de leitura tá meio lento .... mas li o "O caçador de pipas" e amei tbm ..... Olha eu recomendo você deixar "A menina que roubava livros" para daqui alguns meses pois também é triiiiiiiite .... tem dia que eu tô de bom astral que eu nem pego nele com medo de ficar down ....

Você falou em série de TV ... quero sugerir "brothers and sisters" no Universal Channel.
Estou vidrada !!! Depois de ver séries assim, quem tem saco de acompanhar novela da Globo !?!?!?!

Kelly disse...

Puxa, Shi, sabe que eu fiquei interessada no "brothers and sisters" mas não "peguei" o horário. Daí dei uma desencanada básica porque afinal sou filha única hahaha. Mas agora que vc comentou, vou xeretar...