Pages

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tipo 9: Deixa disso, gente boa.

O Nove é o grande pacifista. Ele sabe se relacionar com as pessoas, sabe ver o valor de cada um, consegue compreender os pontos de vista de todos. Sabe solucionar conflitos, construir pontes, unir. Se o Oito só enxerga branco e preto, o Nove só enxerga cinza. Vários tons de cinza. E acha todos lindos.

Um Nove contando uma história pode ser exasperante. Começa a contar a história, daí lembra de outra coisa, daí inclui algum outro detalhe importante, daí resolve te contar porque está te contando a história, daí lembra de outra história parecida.... qualquer narrativazinha de 2 linhas vira “A Saga” na mente detalhista e observadora de um Nove.

O Nove é o boa gente, aquele que todos amam. Se um chefe Três ou Oito desavisado resolver pegar pesado com um Nove pode acabar tendo que enfrentar um motim em sua empresa. Todo mundo toma as dores do Nove. Todo mundo ama os Nove. Exceto eles mesmos.

Dá uma lida nas qualidades acima. Não é de dar inveja? Pois é. Apesar disso, os Noves têm uma estranha sensação de menos valia. No curso de eneagrama que fiz, após uma manhã inteira falando das qualidades dos Nove, os Noves cercaram a intrutora e perguntaram: “tá, ok, mas o que os Noves têm de bom afinal de contas?”. Risos de todos os outros tipos...

Um Nove em crise se esquece de si em prol dos outros e do coletivo. A busca da paz sobrepuja suas próprias necessidades. Quando o Nove supera este esquecimento e se lembra de lembrar de si mesmo, aplica em sua vida seus talentos de compreensão e construção, se ama e se torna construtivo.

Noves famosos: Gandhi.

Nenhum comentário: