Pages

terça-feira, 6 de julho de 2010

Equilibrando mil pratos

Sou mãe. Preciso cuidar dos meus filhos, atender suas necessidades, educá-los, prepará-los para o futuro. Mantê-los saudáveis, bem alimentados, bem vestidos, aquecidos e seus pertences organizados. Aliás, preciso ensiná-los a se organizar. Fazê-los se sentirem amados e acolhidos. Deixar a casa acolhedora e aconchegante para eles. Mandá-los para a escola no horário certo, buscá-los no horário certo. Mandar todos os dias lanches gostosos, nutritivos e variados. Preparar seu material escolar, organizar e limpar a lancheira, montar a mochila da natação, do judô, do balé. Comprar maiô, touca, óculos de natação, meia calça, sapatilha, redinha para cabelo, saia, casaco, quimono, chinelos, tênis, uniformes, itens que se perdem constantemente e precisam ser repostos. Preciso conversar com os professores, ajudar nas lições de casa, comprar presentes de aniversário para os amiguinhos, presentes de dia dos professores, de Natal, de Pascoa, organizar festas de aniversário. Preciso levá-los ao pediatra, homeopata, ao dentista, oftalmologista, fonoaudióloga e para fazer exames. Preciso comprar remédios e ministrá-los. Preciso acordar de madrugada para dar mamadeira para o mais novo, para cobrir a mais velha, para checar temperaturas.

Claro que o pai ajuda e muito. Mas aí é que está. Ajuda. A atividade é primordialmente minha. Se a criança não vai ao pediatra ou não faz algum exame ou não toma algum remédio, ou se suas roupas estão em mau estado, a falha é minha e nem adianta alguém dizer que não é. É sim.

Sou profissional. Preciso ir trabalhar, resolver problemas, atender os clientes. Preciso chegar na hora certa e ficar até quando for necessário. Preciso estar disponível para cursos e viagens. Preciso me apresentar bem, me manter atualizada, fazer e manter contatos. Preciso priorizar o trabalho, ser produtiva. Preciso estar disponível para cruzar a cidade para ir até o cliente.

Só até aqui, você já percebeu algum conflito? Como levar e buscar as crianças na escola se eu preciso estar disponível para viagens e para cruzar a cidade para ir ao cliente? Mas espera que fica pior.

Sou dona de casa. Preciso orientar minha assistente do lar, controlar a realização das tarefas, cobrar, corrigir, elogiar. Preciso montar o cardápio da semana, fazer compras, verificar se está tudo em ordem. Aqui parece ser pouca coisa e que eu poderia soltar a mão e delegar totalmente. Triste engano. Tentei fazer isso e o resultado foi caos (na casa) e irritação (minha). O fato é que se eu não fizer marcação cerrada as coisas ficam ao deus dará.

Sou um indivíduo. Tenho minhas próprias necessidades. Preciso ir a ginecologista, oftalmologista, cardiologista, homeopata, endocrinologista. Preciso fazer exames, seguir tratamentos, ir ao acupunturista uma vez por semana. Preciso me exercitar pelo menos 3 vezes por semana, idealmente, todos os dias. Preciso fazer manicure, cortar o cabelo e fazer limpeza de pele. Preciso ligar para meus amigos, preciso encontrá-los, mesmo para que eles me lembrem que eu existo. Preciso eliminar peso, ganhar massa muscular, adotar hábitos saudáveis. Preciso ficar linda, gostosa e elegante.

Este é o nó que eu estou tentando desfazer. Como ser tudo ao mesmo tempo, direito e sem sofrer? Como ser a profissional confiável e dedicada que eu sempre me orgulhei de ser sem me tornar uma mãe negligente e ainda assim, cuidar da casa sem deixar de cuidar de mim mesma? E como fazer tudo isso com leveza e prazer? Como?

Nenhum comentário: