Pages

terça-feira, 20 de março de 2012

O neo-egoismo. Ou o egoísmo estendido.


Como você definiria uma pessoa egoísta? O dicionário diz que é “adj. e s.m. e s.f. Que ou o que só se preocupa com os seus próprios interesses.”. Ok. Daí você pensa assim: “ufa, eu não sou egoísta, afinal, me preocupo com os interesses de muita gente: meus pais, meu marido, meus filhos, meus amigos”. Anhé?

Pois eu chamaria isso de egoísmo estendido. Preocupar-me com MEUS filhos, MINHA família, sem me importar com o resto do mundo. Opa, mas eu me importo sim! Faço doações para 3 instituições de caridade e recheio sacolinhas de Natal para crianças carentes todo ano. Sou uma pessoa boa!

Sinceramente? Fazer doações e caridades é, muitas vezes, o pagamento de uma taxa de isenção moral. Pago e posso dizer que eu sou uma pessoa boa. Viu, como não sou egoísta? Nem fiz nada disso pensando em mim. Viu?

O que mostra mesmo quem somos é aquilo que fazemos quando ninguém está olhando. Você usa um serviço e, se não for cobrado se finge de morto e não paga? Egoísta. Você se beneficia indevidamente de alguma facilidade, sabendo que outros vão pagar sua parte? Egoísta. Você arranha o carro do seu lado e vai embora, sem deixar um bilhete com seu telefone? Egoísta. Não importa quanto pague para instituições de caridade, ou quantos lindos gestos faz em público, são esses atos ocultos que definem quem você é.

E podemos ser egoístas travestidos de bom samaritanos o quanto quisermos: o fato é que o mundo é um aquário e não tem como a água ser boa só para mim e minha família. Ou ela é boa para todos, ou ela não é boa para ninguém.

O que eu mais quero no mundo é que meus filhos sejam felizes. Simples assim. E, em prol disso, procuro estar presente e atenta, orientar, ensinar limites e paciência, mantê-los em segurança enquanto os estimulo a serem fortes e capazes de cuidar de si mesmos. Tudo o que está ao meu alcance. Mas,e o que não está ao meu alcance? Sim, porque sei que enquanto existir uma criança no mundo que não seja feliz, ou uma família no mundo que esteja sofrendo, algo está errado no mundo inteiro. O que afeta, inclusive, meu mundinhozinho, tão protegido.

Se quero que o futuro dos meus filhos seja realmente feliz, é preciso pensar na felicidade do mundo inteiro. Desejar a felicidade do mundo inteiro. Agir pela felicidade do mundo inteiro. Importar-se com a felicidade e satisfação de todas as pessoas. Das pessoas que vc ama. Das que vc não conhece. Do motoboy pentelho que te deu uma fechada. De todos. Será que dá? Será que podemos fazer um pequeno esforço diário? E será que esse pequeno esforço diário de cada um consegue mudar o mundo inteiro? Será?
*
E este fim de semana, tenho curso de eneagrama. Flechas e asas. Ansiosa pela sexta-feira.

Nenhum comentário: