Pages

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dia 2 - A book you don´t like: Musashi 2

Tive algumas decepções literárias. Mas, quase sempre foi porque eu tinha expectativas muito altas. Neste caso, não. Eu realmente não gostei do livro meiiiisssssmo. Musashi 2 de Eiji Yoshikawa. Eu já não tinha achado o volume 1 aquelas coisas, mas quem sabe o 2 "fecharia" a história, não é? Não, não foi.
Musashi foi um grande espadachim e percorreu o Japão para aprender a nobre arte da espada. Ele encontrou grande rivais, grandes mestres e muitos inimigos. Basicamente isso.

*
Talvez o que tenha me irritado tenha sido a ausência de um bom personagem feminino. As duas mulheres da trama, Otsu e Akemi são, como podemos dizer.... duas bocós. Elas eram bocós no livro 1, mas pioraram bastante no 2.

Akemi, mais atirada e auto-confiante, claro, virou vilãzinha. Otsu, tímida e insegura é a heroína. As duas passam os 2 livros correndo atrás de Musashi. Akemi, fazendo loucuras e Otsu dizendo que vai morrer de tanto sofrimento.

Olha, que arte da espada que nada. Musashi percorreu o Japão inteiro fugindo dessas duas malucas, isso sim.

Os personagens masculinos também não são lá aquelas coisas. São a versão medieval dos pit boys. O único personagem mais ou menos interessante é o monge Takuan, um tipo de mestre Yoda japonês, que aparece pouco no vol 2.

Foi graças a Takuan que Musahi deixou de ser um troglodita peludo e se tornou um espadachim. Takuan trancou Musashi numa torre escura por uns 2 anos. Sozinho e com um monte de livros.

Embora pareça ser uma tremenda sacanagem trancar alguém numa torre escura com um monte de livros e mandar o cara ler só com umas velinhas bem chifrinzinhas, o fato é que deu certo e o espírito de Musashi se iluminou. Olha só o milagre que um livro faz.

Daí o cara sai da torre, para a liberdade, a vida, a luz.... e as duas malucas Otsu e Akemi. Tadinho...

Nenhum comentário: