Pages

terça-feira, 29 de junho de 2010

Tipo 6: Em caso de descompressão, máscaras cairão automaticamente.....

Para o Seis também a emoção básica é o medo mental.

O Seis percebe o mundo como um lugar perigoso e para se manter seguro desenvolve uma percepção acurada dos riscos possíveis e busca proteção externa. Um Seis sempre sabe instintivamente onde estão as saídas de emergência, as rotas de fuga, os extintores. Um Seis presta atenção nas normas de segurança do avião (e reclama que os coletes salva vidas são muito complicados de achar e de usar).

Um Seis pode ser fóbico ou contra-fóbico. O contra-fóbico acha que a melhor defesa é o ataque e sai batendo. O fóbico acha que a melhor defesa é a distância e corre.

Seis sempre têm um plano. Aliás, vários planos. Se tudo der certo, plano A, se chover, plano B, se nevar, plano C, se houver terremoto, plano D, se houver uma chuva de meteoros, plano E, se começar uma invasão alienígena, plano F.... e assim vai.

Um Seis em crise vê teorias da conspiração em todo lugar e, para se proteger, tenta cobrir todas as possibilidades com seus planos. Assim, perde o momento de conquistar as coisas. E, quando está fazendo isso, o Seis ainda por cima se acha super esperto. É um esquema muito eficiente de auto-sabotagem.

Quando o Seis consegue se ligar com a fé e a coragem, passa a acreditar em si mesmo, pára de buscar proteção externa e se torna apto a romper com as ferramentas de auto sabotagem que monta para si.

Seis famosos: eu. Tem também um tal de Woody Allen.

Nenhum comentário: