Pages

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Eneagrama - Tipo 3: We are the champions

Para o Três o importante é a imagem. O Três acredita que somente é amado quando é admirado e elogiado. Para isso, busca manter uma imagem de sucesso e vitória. Por isso ele quer vencer sempre, ser sempre o melhor, o primeiro. O Três se refugia no trabalho, que é um ambiente em que sua performance pode ser medida e reconhecida e evita tirar férias, já que em férias ninguém vai perceber como ele é eficiente e talentoso. Aliás, o lazer estressa o Três. Não ter o que fazer é uma idéia que o perturba.

Para o Três é imprescindível mostrar que tudo está certo, tudo está bem. O importante não é ser feliz e sentir-se bem e sim projetar esta imagem. O que importa é o que o mundo está vendo.
Em crise, o Três sofre por viver uma mentira. A necessidade de manter uma imagem vitoriosa o obriga a negar seus sentimentos. Ele veste um sorriso e a idéia de que tudo está bem mesmo que o mundo esteja desabando sobre sua cabeça.

Mas, em equilíbrio o Três percebe que seu modus operandi é uma ferramenta de realização e não sua essência. Assim, consegue usar seus dons de comunicação e “marketing” e, ao mesmo tempo, conhecer seus próprios anseios e necessidades através da virtude da sinceridade.

Três famosos: Mônica Geller (de Friends).

Nenhum comentário: