Pages

sábado, 30 de agosto de 2008

Homo Burocraticus

A vida no planeta Terra evoluiu, partindo das amebas até culminar com o Homo Erectus e o Homo Sapiens, categoria à qual a maioria de nós pertence. Porém, ultimamente tenho observado um novo espécime: o Homo Burocraticus. Extremamente parecido com o as duas espécies anteriores exceto por pequenos e significativos detalhes.
Fica ereto, como o Homo Erectus, porem sua espinha se dobra muito mais facilmente. Diria-se até que sua espinha seria feita de borracha em lugar de ossos.
Pensa, como o Homo Sapiens e, como ele, é capaz de atividades criativas. Porém, enquanto o Homo Sapiens usa sua inteligência para criar ferramentas que o ajudam a sobreviver, o Homo Burocraticus inventa planilhas e gráficos para justificar e acompanhar a criação das ferramentas. Eventualmente, ele acaba solicitando ajuda de algum Homo Sapiens para criar alguma ferramenta que o ajude a gerenciar suas planilhas. Mas para isso ele acaba criando mais 9 planilhas e 3 formulários.
Um típico Homo Burocraticus é como um vógon, povo extraterrestre descrito no fantástico "Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams: incapaz de salvar sua própria mãe se não tiver um formulário preenchido e assinado com firma reconhecida, em quatro vias. Um típico Homo Burocraticus pára para pedir informações até em queda livre.
O Homo Burocraticus nunca resolve problemas: ele escala. O homo burocraticus pratica gerundismo mesmo sem conjugar o verbo no gerúndio. Na boca dele, todo e qualquer verbo, em qualquer conjugação, sempre vira gerúndio.
Como o Homo Burocraticus veio depois do Homo Sapiens, ele parece ser uma evolução da raça humana. Mas pelo que se pode observar dele.... sei não. Desconfio que estamos voltando às amebas.

Nenhum comentário: