Pages

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Happy Valentine's day!

Dia dos Namorados é uma loucura. Shoppings lotados, restaurantes lotados, cinemas lotados, motéis lotados. Para uma criatura bicho do mato como eu, avessa a multidões e acotovelamentos de qualquer tipo, é um stress total. Uma boa alternativa é o Valentine's day. Que é assim, tipo hoje, 14 de fevereiro.
Valentine's day, ou dia de São Valentino em bom português, é o dia dos namorados nos Estados Unidos e num bom punhado de outros lugares. São Valentino era um padre em Roma, durante o século III. Nesta época o imperador Claudio II, acreditando que homens solteiros eram melhores soldados do que os casados, proibiu o casamento de homens jovens. Não que ele pretendesse que as mulheres se casassem entre si, a intenção era que as mulheres se casassem somente com homens velhos. Imagino que a popularidade do tal imperador deve ter sido a mais baixa da história.
Pois São Valentino, super gente boa, achou aquilo uma tremenda sacanagem e seguiu casando as pessoas em segredo. Quando foi descoberto, foi executado. Virou, assim, um mártir dos enamorados. Existem outras versões para a história, mas esta é a mais legal.
O engraçado é que, nos países em que se celebra o Valentine's day, até as crianças participam. Mas não no sentido de sexualizar os relacionamentos e sim, no de expressar afeto. As crianças mandam seus cartões para os amigos, independentemente de serem ou não do mesmo sexo. A idéia é celebrar a existência do amor. E os desenhos animados traduzem o "Happy Valentine!" para "Feliz Dia do Amor!". Bonitinho.
E os adultos, bem, devem fazer o mesmo que fazemos aqui em 12 de junho.
Mas, fica a idéia: porque não celebrar mais um dia dos namorados? Qualquer desculpa é boa pra festejar.

Nenhum comentário: