Pages

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ratatouille: um prato progressivo


Ou, como gostar de legumes.

Eu amo beringelas. É uma das coisas que eu mais gosto de comer. Assada, no vapor, grelhada, frita, em conserva, no babaganuch e até crua. Amo. Abobrinhas, não amo tanto, mas gosto também. Cortadas bem fininho, refogadas com alho e misturadas com ovo batido, servidas sobre arroz com feijão. Comida de marmita, mas adouro!

E gosto particularmente de ratatouille, que pra mim é um prato progressivo. Explico: ele vai se transformando em coisas diferentes ao longo da semana, o que é uma mão na roda. Tudo começa com o ratatouille propriamente dito, que é um ótimo acompanhamento para qualquer carne. No dia seguinte, vc pode comê-lo frio, gelado, quente, morno, como preferir: ele continua muito bom. No outro dia, vc pode colocá-lo sobre uma fatia de pão e ele vai do café da manhã ao jantar neste formato, já que se vc torrar o pão, tem uma bruscheta dos céus. E finalmente, no final da semana, ele praticamente já virou uma sopa (se é que não acabou antes, em casa, ele nunca chega neste estágio, hahaha).

Fazer é fácil e eu ainda simplifiquei o processo, pulando etapas que julguei desnecessárias (sou rebelde). Segue o passo a passo:

Tudo começa com os ingredientes:


Beringela, abobrinha, cebola, pimentão, passas, ervas frescas. No caso, não coloquei pimentão porque não tinha na hora. Mas incluí no dia seguinte.

Daí, é fritar uma cebola cortada em pedacinhos e 2 dentes de alho em bastante azeite honesto.


Este é o melhor cheiro do mundo!

Quando as cebolas estiverem murchas, adicionar as beringelas e abobrinhas cortadas em cubos de 1 cm (mais ou menos, tá. Não precisa levar a régua pra cozinha, pelamor....).



Daí vem a parte fácil: mexer bem por alguns instantes, abaixar o fogo, tampar e deixar por um tempão. Desculpe, mas eu nunca medi o tempo, vejo se tá bom pelo cheiro mesmo. Mas vc pode ir lá xeretar a panela o quanto quiser. Fica bom quando os legumes já soltaram água, estão bem macios, a água apurou, secou um pouco e o que sobrou virou um caldo meio dourado. Assim ó:

Daí, se vc gostar de passas é só jogar um bom punhado por cima. E comer rezando!

Nenhum comentário: