Pages

terça-feira, 6 de maio de 2008

De quem vai ficando pelo caminho

Perplexidade. Talvez seja este o grande sentimento diante de uma perda irreparável. Impotência, talvez seja outra. A certeza de que não somos nada, ou de que entre a vida e a morte há somente um véu muito, muito fino.

I close my eyes
only for a moment and the moment's gone
all my dreams
pass before my eyes a curiosity
dust in the wind
all we are is dust in the wind

Não importa se é justo ou não, se faz sentido ou não. Na verdade, nunca jamais faz sentido. Não adianta buscar respostas porque elas não existem. E nós, na certeza da nossa infalibilidade, da nossa importância, da nossa grandeza, continuamos buscando justificativas que não existem, simplesmente por não podermos aceitar que alguém deixe nosso convívio sem uma boa razão.

Same old song
just a drop of water in the endless sea
all we do crumbles to the ground though we refuse to see
dust in the wind
all we are is dust in the wind

Em meio ao choque e a perplexidade só fazemos perguntar o por quê, como se alguma resposta fosse anular o fato triste, indiscutível, irreparável, de que alguém se foi. Nada no mundo é tão certo como a separação. E nada é tão inaceitável.

Now, don't hang on
nothing last forever but the earth and sky
it slips away
And all your money

won't another minute buy

A vida não dá garantias. A vida não tem prazo de validade. A vida não tem manual de instruções. E mesmo assim, ela foi feita para ser usufruída com alegria e prazer. A nossa única certeza é, ao mesmo tempo, nosso maior medo. E mesmo assim, devemos viver com coragem e fé. Talvez o grande milagre seja o fato de conseguirmos.

Dust in the wind
all we are is dust in the wind
dust in the wind
everything is dust in the wind

(Dust in the Wind - Kansas)